Treinamento Oficial Microsoft: 20-480C - Programming in HTML5, CSS3 and JavaScript

Duas vezes por semana, das 19:30 às 22:30
Novas turmas em breve!
Tem interesse neste treinamento? Quer tirar alguma dúvida? Precisa de uma turma fechada ou in-company? Mande uma mensagem para nós!

Quer se tornar expert em Programação com HTML5, JavaScript e CSS, e estar mais preparado para obter a certificação 70-480? E que tal fazer isso com o Treinamento Oficial da Microsoft, ministrado por experts renomados do mercado? E tudo isso de sua casa ou escritório, ao vivo, com toda comodidade, no seu prórpio computador? Essa é sua oportunidade!

Este treinamento ensina as técnicas de programação que são necessárias para os desenvolvedores criarem aplicações Web utilizando HTML5, JavaScript e CSS, sem nenhum framework!

Durante suas dez noites , através de aulas ao vivo transmitidas via Microsoft Teams, O curso se concentra no uso de HTML5 / CSS3 / JavaScript para implementar a lógica de programação, definir e usar variáveis, executar loops e ramificações, desenvolver interfaces de usuário, capturar e validar entradas de usuários, armazenar dados e criar aplicativos bem estruturados!


Perfil do público:

Este curso destina-se a desenvolvedores profissionais com 6 a 12 meses de experiência em programação e interessados em desenvolver aplicativos Web usando HTML5 com JavaScript e CSS3.

Este curso não é voltado para alunos novos na programação; ele é voltado para desenvolvedores profissionais com alguma experiência programando em um ambiente web.

Este é o primeiro de três cursos voltados para a obtenção da certificação MCSA: Web Applications App Builder, e ao final do curso você estará muito mais preparado para prestar a prova 70-480: Programming with HTML5, Javascript and CSS.


Visão geral do curso:

São 16 módulos, onde você vai aprender os principais conceitos para desenvolver aplicações Web, usando o HTML5, Javascript (ECMAScript6) e CSS, revisando suas sintaxes, estrutura e detalhes de implementação, além de consolidar todos os conceitos construindo uma aplicação nos laboratórios ao longo do curso. No final do curso, você será capaz de:
  • Explicar como usar o Visual Studio 2017 para criar e executar um aplicativo da Web.

  • Descrever os novos recursos do HTML5 e criar e estilizar páginas HTML5.

  • Adicionar interatividade a uma página HTML5 usando JavaScript.

  • Criar formulários HTML5 usando diferentes tipos de entrada e validar a entrada do usuário usando atributos HTML5 e código JavaScript.

  • Enviar e receber dados de e para uma origem de dados remota usando objetos XMLHTTPRequest e Fetch API.

  • Estilizar HTML5 páginas usando CSS3.

  • Criar código JavaScript bem estruturado e de fácil manutenção.

  • Escrever código JavaScript moderno e usar o Babel para torná-lo compatível com todos os navegadores.

  • Usar APIs HTML5 comuns em aplicativos da Web interativos.

  • Criar aplicativos da Web que suportem operações offline.

  • Criar páginas da Web em HTML5 que podem se adaptar a diferentes dispositivos e formatos.

  • Adicionar gráficos avançados a uma página HTML5 usando elementos do Canvas e usando gráficos vetoriais escalonáveis.

  • Melhorar a experiência do usuário adicionando animações a uma página HTML5.

  • Usar Web Sockets para enviar e receber dados entre um aplicativo da Web e um servidor.

  • Melhorar a capacidade de resposta de um aplicativo da Web que executa operações de longa duração usando processos do Web Worker.

  • Usar o WebPack para empacotar aplicativos da Web para produção.

Como funcionarão as aulas:

São dez noites de treinamento, com pelo menos quatro horas de aula em cada noite, onde você irá se aprofundar nos conceitos de Programação com HTML5, JavaScript e CSS, com instrutores experientes que são referências respeitadas no mercado.

Em cada noite de treinamento, você assistirá aulas ao vivo através do Microsoft Teams, podendo tirar suas dúvidas em tempo real com o Instrutor e podendo também interagir com outros profissionais e ampliar seu networking.

O material das aulas, em inglês, é disponibilizado através do App SkillPipe, disponível para Windows 10, Android, iOS e navegador, e se manterá sempre atualizado, recebendo automaticamente novas versões e correções, de forma que mesmo depois do curso você tenha a referência sempre disponível.

As aulas ao vivo serão gravadas e ficam disponíveis por mais 180 dias, para você poder assistir de novo quando e onde quiser.

Além disso, ao longo dos dias, através do Teams você continua interagindo com o Instrutor e seus colegas de turma para tirar dúvidas e enriquecer seu conhecimento e aprendizado. No teams serão disponibilizados os exercícios resolvidosmateriais de referência, além de links com leituras aprofundadas sobre os temas abordados em aula.

No final do curso, os alunos que obtiverem pelo menos 75% de presença irão receber o certificado de conclusão do curso e estarão aptos para a prova 70-480 e para aplicar seus novos conhecimentos no dia-a-dia profissional.


Sobre o Instrutor:

Robson Araújo

Apaixonado por construir, aprender e ensinar, Robson Araújo é Microsoft MVP, desenvolvedor e arquiteto de soluções web e desktop, atuando com tecnologias Microsoft desde 2001, além de palestrante e instrutor. Possui 29 certificações Microsoft como Azure Solutions Architect, MCSD Web e Mobile e é Microsoft Certified Trainer desde 2011, lecionando na região de Campinas e São Paulo. Trabalhou na Microsoft Brasil como Premier Field Engineer, e é co-autor do livro 'Desenvolvimento Efetivo na Plataforma Microsoft'.

Robson Araújo

Robson Araújo é Microsoft MVP, desenvolvedor e arquiteto de soluções web e desktop, atuando com tecnologias Microsoft desde 2001, além de palestrante e instrutor. Possui 29 certificações Microsoft como MCSD Web e Mobile e é Microsoft Certified Trainer desde 2011, lecionando na região de Campnas e São Paulo. Trabalhou na Microsoft Brasil como Premier Field Engineer, e juntamente com o time de Modern Apps, é co-autor do livro 'Desenvolvimento Efetivo na Plataforma Microsoft'. Apaixonado por construir, aprender e ensinar.


Detalhes do Curso:

Módulo 1: Visão geral de HTML e CSS
A maioria dos aplicativos da web modernos é construída sobre uma base de páginas HTML que descrevem o conteúdo que os usuários lêem e interagem, folhas de estilo para tornar esse conteúdo visualmente agradável e código JavaScript para fornecer um nível de interatividade entre usuário e página e página e servidor . O navegador da Web usa a marcação HTML e as folhas de estilo para renderizar esse conteúdo e executa o código JavaScript para implementar o comportamento do aplicativo. Este módulo analisa as noções básicas de HTML e CSS e apresenta as ferramentas que este curso usa para criar páginas HTML e folhas de estilo.

Módulo 2: Criando e estilizando páginas HTML
As tecnologias que formam a base de todos os aplicativos da Web - HTML, CSS e JavaScript - estão disponíveis há muitos anos, mas o propósito e a sofisticação dos aplicativos da Web mudaram significativamente. O HTML5 é a primeira grande revisão do HTML em 10 anos e fornece um meio altamente adequado de apresentar conteúdo para aplicativos da Web tradicionais, aplicativos executados em dispositivos móveis portáteis e também na plataforma Windows 10. Este módulo apresenta o HTML5, descreve seus novos recursos, demonstra como apresentar conteúdo usando os novos recursos do HTML5 e como estilizar esse conteúdo usando o CSS.

Módulo 3: Introdução ao JavaScript
HTML e CSS fornecem as informações estruturais, semânticas e de apresentação para uma página da web. No entanto, essas tecnologias não descrevem como o usuário interage com uma página usando um navegador. Para implementar essa funcionalidade, todos os navegadores modernos incluem um mecanismo JavaScript para suportar o uso de scripts em uma página. Eles também implementam o Document Object Model (DOM), um padrão W3C que define como um navegador deve refletir uma página na memória para permitir que mecanismos de script acessem e alterem o conteúdo dessa página. Este módulo apresenta programação JavaScript e DOM.

Módulo 4: Criando Formulários para Coletar e Validar a Entrada do Usuário
Os aplicativos da Web frequentemente precisam reunir a entrada do usuário para executar suas tarefas. Uma página da Web precisa ser clara e concisa sobre a entrada esperada de um usuário para minimizar mal-entendidos frustrantes sobre as informações que o usuário deve fornecer. Além disso, todas as entradas devem ser validadas para garantir que estejam de acordo com os requisitos da aplicação. Neste módulo, você aprenderá como definir formulários de entrada usando os novos tipos de entrada disponíveis em HTML5. Você também verá como validar dados usando atributos HTML5. Por fim, você aprenderá como realizar a validação de entrada estendida usando o código JavaScript e como fornecer feedback aos usuários quando a entrada deles não for válida ou não corresponder às expectativas do aplicativo.

Módulo 5: comunicando-se com um servidor remoto
Muitos aplicativos da Web exigem o uso de dados mantidos por um site remoto. Em alguns casos, você pode acessar esses dados simplesmente fazendo o download de uma URL especificada, mas em outros casos, os dados são encapsulados pelo site remoto e disponibilizados por meio de um serviço da web. Neste módulo, você aprenderá como acessar um serviço da Web usando o código JavaScript e incorporar dados remotos em seus aplicativos da Web. Você verá duas tecnologias para isso: o objeto XMLHttpRequest, que atua como um wrapper programático em torno de solicitações HTTP para sites remotos, e API Fetch, que simplifica muitas das tarefas envolvidas no envio de solicitações e no recebimento de dados. Como a API de busca e o objeto XMLHttpRequest são APIs assíncronas Você aprenderá primeiro sobre como lidar com tarefas assíncronas com o objeto Promise, funções de seta e a nova sintaxe async / await que permite manipular solicitações assíncronas como se fossem síncronas.

Módulo 6: estilizando HTML5 usando o CSS3
Estilizar o conteúdo exibido por uma página da Web é um aspecto importante para tornar um aplicativo atraente e fácil de usar. O CSS é o mecanismo principal que os aplicativos da Web usam para implementar o estilo, e os recursos adicionados ao CSS3 suportam muitos dos novos recursos encontrados nos navegadores modernos. Onde CSS1 e CSS2.1 eram documentos únicos, o World Wide Web Consortium escolheu escrever CSS3 como um conjunto de módulos, cada um focando em um único aspecto de apresentação, como cor, texto, modelo de caixa e animações. Isso permite que as especificações se desenvolvam de forma incremental, junto com suas implementações. Cada especificação define propriedades e valores que já existem em CSS1 e CSS2 e também novas propriedades e valores. Neste módulo, você examinará as propriedades e os valores definidos em vários desses módulos, os novos seletores definidos em CSS3 e o uso de pseudo-classes e pseudo-elementos para refinar essas seleções.

Módulo 7: Criando Objetos e Métodos Usando JavaScript
A reutilização de código e a facilidade de manutenção são os principais objetivos da criação de aplicativos bem estruturados. Se você conseguir atingir esses objetivos, reduzirá os custos associados à criação e manutenção de seu código. Este módulo descreve como escrever código JavaScript bem estruturado usando recursos de idioma, como namespaces, objetos, encapsulamento e herança. Esses conceitos podem parecer familiares se você tiver experiência em uma linguagem como Java ou C #, mas a abordagem JavaScript é bem diferente e há muitas sutilezas que você deve entender se quiser escrever um código de manutenção.

Módulo 8: Criando páginas interativas usando APIs HTML5
A interatividade é um aspecto fundamental dos aplicativos da Web modernos, permitindo que você crie sites atraentes que possam responder rapidamente às ações do usuário e também se adaptar à localização do usuário. Este módulo descreve como criar aplicativos da Web HTML5 interativos que podem acessar o sistema de arquivos local, permitir que o usuário arraste e solte dados em elementos de uma página da Web, reproduza arquivos de multimídia e obtenha informações de geolocalização.

Módulo 9: Adicionando suporte offline a aplicativos da Web
Os aplicativos da Web dependem da capacidade de se conectar a uma rede para buscar páginas da Web e dados. No entanto, em alguns ambientes, uma conexão de rede pode ser intermitente. Nessas situações, pode ser útil permitir que o aplicativo continue funcionando usando dados armazenados em cache no dispositivo do usuário. O HTML5 fornece uma opção de novas opções de armazenamento do lado do cliente, incluindo armazenamento de sessão e armazenamento local, e um mecanismo de armazenamento em cache de recursos chamado Cache do Aplicativo. Neste módulo, você aprenderá como usar essas tecnologias para criar aplicativos da Web robustos que podem continuar em execução mesmo quando uma conexão de rede não estiver disponível.

Módulo 10: Implementando uma interface de usuário adaptável
Uma das características mais duradouras da web é sua natureza temporária. Pela primeira vez, o monopólio do teclado e do mouse está sendo desafiado, e isso significa questionar como as interfaces com o usuário são projetadas. Você pode desenvolver um aplicativo da Web em um computador com um monitor grande de alta resolução, um mouse e um teclado, mas outros usuários podem ver e interagir com seu aplicativo em um smartphone ou tablet sem mouse ou ter um monitor com uma resolução diferente. Os usuários também podem querer imprimir páginas do seu aplicativo. Neste módulo, você aprenderá como criar um site que adapte o layout e a funcionalidade de suas páginas aos recursos e ao formato do dispositivo em que está sendo visualizado. Você verá como detectar o tipo de dispositivo que está sendo usado para visualizar uma página e aprender estratégias para criar conteúdo que efetivamente segmente determinados dispositivos.

Módulo 11: Criando gráficos avançados
Gráficos interativos de alta resolução são uma parte fundamental das aplicações mais modernas. Os gráficos podem ajudar a melhorar a experiência do usuário, fornecendo um aspecto visual ao conteúdo, tornando o site mais atrativo e fácil de usar. A interatividade permite que os elementos gráficos em um site se adaptem e respondam a entradas do usuário ou alterações no ambiente, e é outro elemento importante para reter a atenção do usuário e seu interesse no conteúdo. Este módulo descreve como criar gráficos avançados em HTML5 usando Scalable Vector Graphics (SVG) e o Microsoft Canvas API. Você aprenderá a usar elementos relacionados a SVG, como, e para exibir conteúdo gráfico em uma página da web. Você também aprenderá como permitir que o usuário interaja com elementos SVG através do uso de eventos como eventos de teclado e eventos de mouse.

Módulo 12: Animando a interface do usuário
As animações são um elemento-chave para manter o interesse de um usuário em um site. Implementadas com cuidado, as animações melhoram a usabilidade de uma página da Web e fornecem um feedback visual útil sobre as ações do usuário. Este módulo descreve como aprimorar páginas da Web usando animações CSS. Você aprenderá como aplicar transições a valores de propriedade. Transições permitem que você especifique o tempo das mudanças de propriedade. Por exemplo, você pode especificar que um elemento deve alterar sua largura e altura em um período de cinco segundos quando o ponteiro do mouse passar sobre ele. Em seguida, você aprenderá como aplicar transformações 2D e 3D aos elementos. As transformações permitem dimensionar, converter, girar e inclinar elementos. Você também pode aplicar transições a transformações, para que a transformação seja aplicada gradualmente ao longo de um período de animação especificado. No final deste módulo, você aprenderá como aplicar animações de quadros-chave aos elementos. As animações de quadro-chave permitem que você defina um conjunto de valores de propriedade em momentos específicos durante uma animação. Por exemplo, você pode especificar a cor e a posição de um elemento em 0 por cento, 33 por cento, 66 por cento e 100 por cento do período de animação.

Módulo 13: Implementando a comunicação em tempo real usando Web Sockets
As páginas da Web solicitam dados sob demanda de um servidor da Web enviando solicitações HTTP. Este modelo é ideal para criar aplicativos interativos, onde a funcionalidade é orientada pelas ações de um usuário. No entanto, em um aplicativo que precisa exibir informações em constante mudança, esse mecanismo é menos adequado. Por exemplo, uma página de estoques financeiros não tem valor se mostrar preços com alguns minutos, e você não pode esperar que um usuário atualize constantemente a página exibida no navegador. É aqui que os sockets da Web são úteis. A API do Web Sockets fornece um mecanismo para implementar a comunicação bidirecional em tempo real entre o servidor da Web e o navegador. Este módulo introduz sockets da Web, descreve como funcionam e explica como criar uma conexão de soquete da Web que pode ser usada para transmitir dados em tempo real entre uma página da Web e um servidor da Web.

Módulo 14: Executando o processamento em segundo plano usando os Web Workers
O código JavaScript é uma ferramenta poderosa para implementar a funcionalidade em uma página da Web, mas é necessário lembrar que esse código é executado quando uma página da Web é carregada ou em resposta a ações do usuário enquanto a página da Web está sendo exibida. O código é executado pelo navegador e, se o código executar operações que demoram um tempo significativo para serem concluídas, o navegador pode deixar de responder e prejudicar a experiência do usuário. O HTML5 apresenta web workers, que permitem descarregar o processamento para separar threads em segundo plano e, assim, permitir que o navegador permaneça responsivo. Este módulo descreve como os web workers operam e como você pode usá-los em seus aplicativos da web.

Módulo 15: Empacotando JavaScript para implantação de produção
O uso de modelos permite que você crie aplicativos grandes e complexos. O progresso da linguagem na versão do ECMAScript6 permite que o aplicativo de construção simplifique o processo de construção do aplicativo. No entanto, o uso de módulos ECMAScript6 e outros recursos ainda não é suportado em todos os navegadores. Ferramentas como Node.js, Webpack e Babel permitem o uso de novos recursos de idioma, além de suporte a diferentes navegadores, para evitar prejudicar a experiência do usuário. Neste módulo, apresentaremos a teoria por trás dessas ferramentas, quando precisarmos usá-las e as diferentes opções de uso. No final do módulo, veremos como usar essas ferramentas para escrever o código ECMAScript6 suportado em todos os navegadores.